Quarta-feira, dia 11 de março a OMS decreta Pandemia. Neste dia, estavam registados apenas 18 casos em Portugal. No mesmo dia decidimos que os nossos filhos, um rapaz de 7 anos e uma menina de 5, no dia 12 já não iam à escola. Nesse mesmo dia António Costa, o nosso Primeiro-Ministro, decretou o fecho de todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados a partir de 16 de março até 9 de abril, pelo menos…

 

À noite, depois de ouvirmos as notícias eu disse ao meu marido: Temos que fazer um Plano para as próximas semanas, talvez meses… não sabemos! Os meninos vão ficar fechados sem poder sair, precisam de rotinas e de atividades que preencham o dia deles e nós também! Porque vamos ter que continuar a trabalhar e muita coisa tem que seguir em frente. E também para não nos virmos absorvidos de tédio e vivermos todos os dias com a sensação de… Passou mais um dia e não fiz nada. Conclui-se não fazer nada é, não fazer nada de produtivo.

De repente nós e grande parte das famílias em Portugal vêem-se em casa, a trabalhar a partir de casa, os que têm filhos, a ter que trabalhar e cuidar deles.

E quando já passaram quatro semanas da Quarentena muitos de nós ainda não encontraram a sua rotina, o seu ponto de equilíbrio em algo que veio destabilizar todos nós. Não está fácil para ninguém… Mas está mais fácil para nós que estamos em casa de quarentena do que para os profissionais de saúde que todos os dias lidam frente a frente com a Pandemia.

Então partilho aqui 10 Dicas daquilo que fazemos cá em casa, para passarmos 3 meses em isolamento. Sim, porque preparei-me logo mentalmente de que ia ser assim.

1 -
Acorda e tira o pijama.

Pijama é roupa de dormir. Que informação estás a dar ao teu cérebro quando estás de pijama? Que é hora de relaxar… descontrair… Mas ainda agora te levantaste já queres relaxar? Veste uma roupa de trabalho, algo confortável. Afinal, vais trabalhar, só que é em casa. Fato de treino? Não, se essa não for a tua roupa habitual de trabalho.


2 - Tem uma rotina.

Faz um Plano de Atividades (Trabalho, Lazer, Atividade Física, Refeições, Tarefas de Casa, Leitura, Estudo, TV, Música, Dormir… coloca tudo o que fazes) para criares uma rotina diária. Mas um Plano diferente para o Fim de Semana. Se for o caso, uma rotina para ti e outra para o(s) teu(s) filho(s), onde também irás incluir as tarefas de casa que eles deverão realizar diariamente.Uma rotina permite que a tua vida não aconteça de forma espontânea.

Que não seja viver um dia de cada vez. A vida espontânea é perigosa porque leva à procrastinação e perdemos a noção do tempo e daquilo que é ou não prioridade. Estabelece as tuas tarefas em relação às tuas prioridades. A rotina cria uma certa disciplina. Ajuda-nos a ser produtivos.


3 - Apanha sol.

Tira alguns momentos do teu dia, dentro da tua rotina para disfrutares daquilo que só o sol te pode dar. É a melhor fonte de Vitamina D e uma das formas para reforçar o sistema imunitário. Em dias cinzentos, aproveita para arrumar a tua garagem ou aquela divisão onde enfias tudo, que deve estar uma bagunça.


4 - Dorme mais.

Não andas há imenso tempo a queixar-te que não tens tempo nem para dormir? Aproveita esta oportunidade da quarentena e põe o teu sono em dia. Mas tem um horário para acordar, afinal tens todo um dia de atividades pela frente, se queres ser produtivo, sê disciplinado. Não dispensas aquela série à noite? Desfruta! Mas atenção às maratonas de séries. Elas fazem-nos entrar no registo de procrastinação e auto-sabotagem.

O sono elimina as toxinas que o nosso cérebro acumulou durante o dia. Mau sono causa mau humor. Causa má disposição. E isso afeta o teu dia. Por isso cuida do teu sono para seres produtivo, mas acima de tudo pela tua saúde.


5 - Faz Atividade Física.

Mais uma oportunidade que tens agora para combater o sedentarismo, se era o caso.

Mantém o corpo saudável para o cérebro também ficar saudável.

Sedentarismo traz melancolia, tristeza.

A atividade física protege-nos do stress que está a acontecer neste momento devido ao isolamento.

Ativa mecanismos de reparação, protege-nos do stress oxidativo (que aumenta o envelhecimento), liberta endorfinas (analgésico natural do corpo que diminui não só a dor física, mas também a dor emocional), melhora o nosso sistema imunitário. Atividade Física é uma proteção à vida.


6 - Cuida da rotina da alimentação.

Estás a comer mais do que comias habitualmente? Nesta fase, é normal. Estamos todos a tentar nos adaptar a uma nova rotina, e isso causa-nos stress. O stress faz com que desejos profundos venham à tona. Nós adotamos comportamentos mais primitivos e o desejo por alimentos ricos em açúcar e farinhas, como o pão são exemplo disso.

Então tal como se planeia a rotina no geral, deve-se planear a rotina da alimentação. Fazer um planeamento nutricional é fundamental para dar o combustível certo ao nosso corpo, consequentemente ao nosso cérebro. Assim ele se torna mais produtivo. O que acontece no intestino interfere profundamente do desempenho do cérebro.

As doenças têm um perfil inflamatório, pior alimentação, o cérebro sofre com isso. Portanto, evite o açúcar e farinhas brancas, e modere os laticínios. Enriquecimento da alimentação, enriquece o cérebro.


7 - Cuida de ti. Física e Mentalmente.

Continua a arranjar-te, a cuidar do teu cabelo, unhas, pele, corpo. No caso dos homens, cuida da barba. Não é porque estás em casa, mesmo que a trabalhar, que vais deixar de cuidar de ti. Lê um bom livro. Procura recomendações na internet. Algo que te desafie. Mantém o teu cérebro ativo e alimentado. Isso ajuda-te a ser mais criativo e produtivo no teu trabalho.


8 - Aprende uma nova competência.

Uma nova língua, um novo instrumento, cozinhar, jardinar, pintar... Tanta coisa que hoje em dia podes aprender a fazer de forma gratuita na internet. Faz um curso online! Isso vai despertar em ti a tua criatividade e uma sensação de tempo bem aproveitado.


9 - Diverte-te.

Dentro do plano da tua rotina tem um tempo para a diversão, com a cabeça presente naquele momento, saboreia a diversão.


10 - Não te cobres demais, nem cobres demais as outras pessoas.

Cada um está a viver a sua própria luta interior. O nosso mundo mudou. A realidade agora é outra. O nosso melhor mudou também. Porque as pessoas têm agora um novo melhor. Tem mais carinho contigo e com os outros. E paciência. Não está fácil para ninguém…

Porque tudo vai voltar ao normal… mas não o normal de antigamente.

Ana Botas

Coach Motivacional