Pedro Borges, licenciado em Proteção Civil, é desde o início de junho o Coordenador Municipal de Proteção Civil da Marinha Grande

Segundo o JMG apurou, a presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, nomeou o novo responsável no passado dia 1 de junho.

Pedro Borges tem 39 anos, é licenciado em Proteção Civil e ligado a esta área há 17 anos, tendo ocupado funções de Chefe de Sala de Operações e Gestão de Emergências e Chefe do Departamento de Operações e Informações no Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Ainda que presentemente na Reserva, Pedro Borges está ligado aos bombeiros voluntários desde 1999, tendo ascendido ao cargo de 2.º Comandante.

De acordo com informações facultadas pelo Município ao nosso jornal, as funções do coordenador municipal são as que estão descritas na Lei, nomeadamente dirigir o Serviço Municipal de Proteção Civil; acompanhar e apoiar as operações de proteção e socorro que ocorram na área do concelho; e promover a elaboração dos planos prévios de intervenção com vista à articulação de meios face a cenários previsíveis.

O responsável terá ainda a seu cargo a promoção de reuniões periódicas de trabalho sobre matérias de proteção e socorro; dar parecer sobre os materiais e equipamentos mais adequados à intervenção operacional no município; comparecer no local das ocorrências sempre que as circunstâncias o aconselhem; e convocar e coordenar o Centro de Coordenação Operacional Municipal, nos termos previstos no Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro.