O Município da Marinha Grande tem em curso o Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa, tendo atualmente 23 espaços equipados com Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE), que devem ser usados em caso de emergência

 

Em nota de imprensa, o presidente da Câmara refere que a instalação daqueles dispositivos no concelho era um objetivo a alcançar, “para tentar assegurar uma cobertura geral do território, em diversas infraestruturas onde existe uma grande afluência de pessoas. Todo o investimento que estamos a fazer, se salvar uma vida, já valeu a pena e é um projeto que muito nos orgulha”.

Segundo Aurélio Ferreira, além da aquisição dos equipamentos a autarquia apostou também na “formação das pessoas que irão atuar numa eventual situação de urgência”.

A doença cardíaca é a principal causa de morte no mundo, sendo que, a morte súbita é a causadora de mais de 60% dos episódios de morte por doença coronária. Está cientificamente comprovado que a utilização de DAE, em contexto extra-hospitalar aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência.

Assim, o Município da Marinha Grande, considerou ser necessário ir mais longe, apostando numa estratégia global, coordenada e integrada no campo do socorro às vítimas de Paragem Cardio Respiratória, consubstanciada na implementação de um Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa alargado, perspetivando-se que num futuro próximo todo o concelho esteja dotado destes equipamentos, e que exista um grande número de munícipes com formação para os saber usar.

De acordo com a câmara, por cada espaço dotado com DAE, 6 pessoas receberam formação em suporte básico de vida, ficando capacitados a intervir em caso de emergência. O licenciamento e autorização é assegurado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), validando o rigor e qualidade dos programas de cardioproteção implementados.

Recentemente, foram equipados 10 espaços com programas de cardioproteção: Campos de Ténis da Marinha Grande, Escola 2/3 Guilherme Stephens, Escola 2/3 Nery Capucho, Escola 2 Padre Franklin, Escola EB3/Secundária José Loureiro Botas, Escola Secundária Pinhal do Rei, Mercado Municipal de Vieira de Leiria, Parque Municipal de Exposições (FAE) - Pavilhão de Clube do Judo, Estaleiros Municipais e Teatro Stephens.

Foi ainda ativado pelo Programa Municipal de DAE, o equipamento da Secundária Calazans Duarte, que não estava licenciado nem havia programa de formação.

A autarquia recorda que já haviam sido instalados cinco equipamentos: no Estádio Municipal, na Piscina Municipal, no Parque Municipal de Exposições, no Pavilhão Gimnodesportivo Nery Capucho e no Pavilhão Gimnodesportivo Albino Reis Paulo, na Vieira.

Foram ainda contemplados com apoio financeiro, 7 clubes desportivos que desenvolvem a prática de desporto federado, para aquisição de equipamento de DAE, formação e manutenção por três anos, designadamente: Atlético Clube Marinhense, Clube Desportivo da Garcia, Clube Desportivo Moitense, Grupo Desportivo Os Vidreiros, Industrial Desportivo Vieirense, SIR 1.º de Maio, e Sport Lisboa e Marinha.