O XXIII Governo, que tomou posse dia 30 de março, integra duas Ministras e um Secretário de Estado com ligações à Marinha Grande

 

Catarina Sarmento e Castro, marinhense de 51 anos, é a nova titular da pasta da Justiça, sucedendo no cargo a Francisca Van Dunem. A professora da Faculdade de Direito, filha do histórico deputado Osvaldo de Castro, falecido em 2013, já foi juíza do Tribunal Constitucional e ocupava no executivo anterior de António Costa o lugar de Secretária de Estado dos Recursos Humanos e Antigos Combatentes.

Na lista de Ministros empossados consta Ana Catarina Mendes, nova Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, e que na anterior legislatura era a presidente do Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República. O irmão António Mendonça Mendes, que era Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, assumiu agora a Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais. Estão ligados à Marinha Grande por laços familiares, já que o avô materno, operário, estava radicado no concelho há vários anos.