Deverá ser aprovado no próximo mês de setembro o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios da Marinha Grande, segundo fez saber a presidente da Câmara na reunião do executivo da última segunda feira, 16 de agosto

 

A autarca explicou ainda que o documento “aguarda parecer” do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Cidália Ferreira respondia desta forma à questão do vereador Carlos Caetano que quis saber para quando a aprovação do documento uma vez que o mesmo “está caducado há um ano”.

No site do Município, o último Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios da Marinha Grande que se encontra disponível para consulta diz respeito ao período 2015-2019. Refira-se que este é um documento que reúne informação sobre as características do território, histórico e análise de incêndios, análise de risco e vulnerabilidade aos incêndios, e, entre vários outros aspetos, os eixos estratégicos do aumento da resiliência do território aos incêndios florestais, redução da incidência de incêndios e recuperação e reabilitação de ecossistemas.

De referir ainda que foi aprovado no passado mês de abril, pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta, o Plano Operacional Municipal 2021 que enumera, descreve e contabiliza os meios e recursos humanos incluídos no Dispositivo Operacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Este documento dá conta dos procedimentos de atuação e as funções específicas dos vários agentes envolvidos nos domínios da prevenção, fiscalização, vigilância, deteção, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-rescaldo.