Um Plano de Ação a arrancar ainda este ano e que abarque a limpeza, preservação e reconstrução do Pinhal do Rei é uma das exigências da presidente da Câmara da Marinha Grande à tutela

Cidália Ferreira escreveu esta semana ao Secretário de Estado das Florestas dando conta da “posição sobre o Pinhal do Rei”, na sequência das moções apresentadas na Assembleia Municipal da Marinha Grande no passado dia 29 de junho.

Na missiva, enviada com o conhecimento do Primeiro Ministro, Ministro do Ambiente e Transição Climática e presidente do ICNF, a autarca reiterou a sua “profunda e sincera preocupação com o estado de reconstrução do Pinhal do Rei, tal como sempre manifestei perante os anteriores Secretários de Estado, Presidentes e Diretores Regionais do ICNF”, identificando 3 eixos “fundamentais que carecem de resposta”.

São eles: a "limpeza, preservação e reconstrução do Pinhal do Rei”, o “reforço de meios humanos e técnicos para os Serviços Florestais da Marinha Grande e o Museu Nacional da Floresta”.

Cidália Ferreira pede que a intervenção abranja as “estradas que são essenciais, não sendo possível manter a lógica de que essas estradas apenas servem para a extração da madeira, quando elas são usadas diariamente, até mesmo para deslocação de Cidadãos que residem no litoral e trabalham quer na Marinha Grande, quer em Leiria".

Para a edil, "o Pinhal do Rei é um Património muito querido aos Marinhenses e terá destes sempre o seu incondicional amor e devoção”. “Assim, e porque enquanto Presidente da Câmara Municipal não posso senão estar ao lado dos meus Munícipes na defesa das causas que lhe são mais caras”, referiu ainda Cidália Ferreira, apelando ao Secretário de Estado das Florestas que “o Governo, na pessoa de V. Exa., responda rapidamente com um Plano de Ação, a iniciar ainda no decorrer do presente ano e tendo em vista as três prioridades acima identificadas, e que seja devidamente suportado no Orçamento de Estado de 2021".