"Museu na Aldeia” é como se denomina o projeto em que o Museu do Vidro participou no passado dia 13 de julho, ao levar até à aldeia de Fetelaria, no concelho de Sobral de Monte Agraço, a obra “A Praga”, da autoria de Alberto Vieira

 

Segundo fez saber o Município marinhense, trata-se de uma obra pertencente à coleção de arte contemporânea em vidro do Museu do Vidro.

Construída com recurso a lâmpadas e colheres, entre outros materiais, a peça ficará em exposição na Junta de Freguesia de Sapataria, no concelho de Sobral de Monte Agraço.

O “Museu na Aldeia” é um projeto de intervenção artística e social que interliga museus e comunidades através das artes, oferecendo uma programação cultural a públicos que não têm, habitualmente, não dispõem desta oferta.

O projeto é direcionado a maiores de 65 anos, dos 26 municípios integrados na Rede Cultura 2027, que vivem em ambientes rurais isolados e demograficamente mais reduzidos, com difícil acesso aos equipamentos culturais.

De acordo com o Município, através de um programa artístico e cultural diferenciador, a equipa SAMP, em articulação com profissionais dos 13 Museus envolvidos, levam peças de coleções às diferentes aldeias para serem reinterpretadas pelos idosos residentes.

“As suas memórias e vivências são valorizadas, enquanto lugar de partilha, e ganham significado através de uma criação colaborativa, que será posteriormente apresentada nos museus pelos participantes comunitários”.