1. A terceira lei de Newton diz que a força que um corpo A aplica sobre um corpo B, dele A irá receber uma força da mesma direção, intensidade e sentido oposto. Transpondo isto para a política e para a nossa vida de todos os dias significa, em linhas gerais, que o sentido da uma acção pode ser contrário ao resultado dessa mesma acção. Vem isto a propósito daquilo que considerei aqui ser um conflito, mais aparente que real, entre os vereadores que na câmara municipal têm responsabilidades na gestão dos pelouros. Tanto assim é que o PCP fez uma reunião para assinalar o trabalho dos seus vereadores, valorizando-o e a presidente da junta, eleita pelo PCP, alinhou pelo mesmo diapasão. Ora, tendo em atenção que os vereadores do PCP têm pelouros de grande importância tais como a educação, o desporto, a cultura, a acção social e o turismo, entre outros, o facto de lhes elogiarem a prestação significa, claro está, que o concelho está a beneficiar da sua acção e que o Presidente da Câmara, lembro, a quem compete coordenar estas atividades, tem sabido interpretar e impulsionar o bom trabalho de todos para a comunidade.

Aproveitando o ensejo, até porque acho que uma das grandes fragilidades da câmara tem sido, justamente, dar a conhecer aquilo que faz de bom, quero aqui felicitar, como cidadão e como membro do PS, o excelente trabalho que foi feito com o novo parque de estacionamento da J. Ferreira Custódio, aumentando significativamente o estacionamento gratuito no centro da cidade e a beleza do arranjo que foi feito no Jardim Luís de Camões. Está fantástico, um primor, parabéns!

É minha convicção, portanto, que a gestão do dia-a-dia, com os vereadores a quererem sempre mais para os seus pelouros é útil, salutar e beneficia a comunidade (cum grano sales, doutro modo cumpre-se a terceira lei de newton) sendo certo que a última palavra cabe ao Presidente da Câmara na interpretação que entender ser o supremo interesse do concelho é por isso que a Lei, especificamente, lhe outorga essa responsabilidade.

2. No próximo domingo há Sporting-Benfica, o dérbi de Portugal. O Leonel Farto ficou de arranjar umas lampreias para a festa de amigos, habituais, benfiquistas e sportinguistas. No final, se tudo correr normalmente, o resultado é, pois claro, a vitória do Benfica. Já dizia Charles Dickens, o homem é um animal de hábitos.