A suspensão das atividades letivas devido à pandemia do novo coronavírus tem obrigado docentes e alunos a encontrar uma nova forma de trabalhar e estudar à distância. As novas tecnologias assumem, neste cenário, um papel preponderante

O Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria e a sua comunidade educativa estão a viver “com alguma apreensão” estas últimas semanas mas, ao mesmo tempo, “a reagir na expetativa de um futuro mais risonho para todos”.

Em declarações ao JMG, a diretora do Agrupamento, Lígia Pedrosa, fez saber que, face aos últimos acontecimentos, os diretores de turma ‘transportaram’ a sua turma para a plataforma GoogleClassroom, para a qual convidaram alunos e professores da turma, adiantando que “tudo está a decorrer dentro do possível tendo em conta o momento que todos estamos a viver”.

Nesta plataforma, segundo a responsável, os alunos recebem fichas informativas, vídeos, indicação de tarefas, links de páginas para consulta e vão realizando as tarefas e colocando as suas dúvidas, às quais os docentes vão respondendo.

De acordo com Lígia Pedrosa, “estamos a fazer um levantamento dos alunos que estão com dificuldades, por não terem internet ou até computador e vamos, durante a interrupção, tentar encontrar soluções alternativas. Por agora, funcionam os telefones”.

Por estes dias, a diretora do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria tem recorrido também ela aos meios digitais para reunir com os docentes, nomeadamente através da plataforma Teams da Microsoft, “e todos vão trabalhando, a partir do domicílio, respeitando a indicação de ficar em casa, por eles e por todos nós”.