Apelar à responsabilidade dos alunos e alertá-los para alguns perigos foram os principais objetivos da ação de sensibilização inédita no concelho, intitulada “Viagem de Finalistas”, que a PSP da Marinha Grande levou a cabo na última semana

 

O JMG assistiu à sessão que teve lugar no pequeno auditório da Escola Secundária Acácio Calazans Duarte e que foi ministrada pelos agentes Margarida e Gaspar, caras bem conhecidas do programa “Escola Segura” da Polícia de Segurança Pública.

Durante cerca de uma hora, três dezenas de estudantes foram alertados para situações ocorridas em anos anteriores com alunos em viagens de finalistas fora do país, designadamente em Espanha, como as quedas acidentais de varandas, o ‘balconing’, que consiste em saltar entre varandas ou das varandas para a piscina, e que pode ser fatal, a colocação de drogas nos copos de bebidas nas saídas à noite e os excessos no que respeita ao consumo de álcool. Os estudantes foram informados sobre as operações de prevenção realizadas pela PSP e pela GNR junto às fronteiras, alertados para que não aceitem guardar na sua bagagem pertences de terceiros sem saberem do que se trata, e recordados que a partir dos 16 anos são considerados imputáveis e podem responder criminalmente pelos seus atos.

Os agentes da PSP falaram ainda dos perigos de misturar álcool e drogas, das consequências de beber várias bebidas alcoólicas num curto espaço de tempo, das doenças sexualmente transmissíveis, e sobre a importância de possuir um seguro de viagem e o cartão europeu de seguro de doença.

Não andar sozinho, ter atenção à aproximação de pessoas estranhas e não resistir a tentativas de roubo violento foram outros dos conselhos dados pelos agentes da “Escola Segura”, que enfatizaram a ideia de que para se divertirem os jovens não precisam de estar alcoolizados ou sob efeito de outras substâncias.

A assistir à palestra esteve Carlota Alves, presidente da Associação de Estudantes da Calazans Duarte, que viu com bons olhos a ação de sensibilização proposta pela PSP, concluindo que “as últimas memórias do ensino secundário devem ser positivas e, por isso, devemos fazer o possível para nos mantermos em segurança, honrar o voto de confiança que os pais nos deram e não estragar a viagem aos colegas”.

Da Calazans são cerca de 60 os finalistas que rumam de autocarro ao sul de Espanha nos próximos dias. De 1 a 7 de abril parte um grupo para Islantilla, e de 10 a 16, os restantes seguem para Punta Umbría.

De referir que a ação da PSP foi replicada na Escola Secundária Pinhal do Rei, do Agrupamento Nascente.