Foi apresentado no Tribunal do Comércio de Leiria um pedido de insolvência da Cooperativa de Consumo do Povo da Marinha Grande (COOPPOVO). O JMG sabe que a insolvência foi requerida, ainda em 2022, por um fornecedor, e será agora alvo de apreciação

 

Ao que foi possível apurar, não foi ainda decretada a insolvência da Cooperativa, tendo apenas sido realizado o inventário de todos os bens, por forma a garantir que, uma vez decretada a insolvência, os mesmos existem e continuarão a servir o propósito da COOPPOVO.

O nosso jornal sabe que é intenção da COOPPOVO apresentar um plano de recuperação no âmbito do dito processo de insolvência, que será depois apreciado e votado pelos credores.

Caberá aos credores decidir o futuro do estabelecimento, fundado em 1976, o que poderá passar pelo fim da atividade desta instituição de referência na cidade da Marinha Grande ou, ao invés, pela aprovação do plano de recuperação que venha a ser apresentado.

Espera-se que o plano de recuperação traga uma nova forma de negócio para a COOPPOVO, capaz de garantir a continuação da atividade, ainda que em moldes diferentes e, bem assim, a manutenção da atividade das demais lojas que ocupavam o espaço, a par da manutenção dos postos de trabalho, como apurou o JMG.

Em breve deverá decorrer uma nova assembleia geral da Cooperativa, onde se prevê que venham a ser comunicados aos cooperantes os mais recentes desenvolvimentos.

Recorde-se que a COOPPOVO está de portas fechadas desde setembro último, altura em que os trabalhadores foram colocados em layoff. Entretanto foi cortada a eletricidade, o que inviabilizou o funcionamento das lojas e do multibanco lá instalado.