Até 30 de junho último, foram aprovadas 194 operações no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, com mais de 40 milhões de euros de fundos comunitários atribuídos. De acordo com o Boletim Mensal publicado pelo Programa Operacional do Centro – Centro 2020, estes valores correspondem a uma taxa de execução de 62,2%

 

“Na distribuição das aprovações regionalizáveis por NUTS III, verifica-se que, no final do mês de junho, a Região de Leiria é a que apresenta maior fundo per capita (1.236 euros) devido, na sua maioria, às aprovações dos sistemas de incentivos às empresas”, pode ler-se no documento.

Na componente da territorialização dos fundos, que agrupa os fundos aprovados através dos vários sistemas de financiamento a entidades públicas e privadas, Leiria destaca-se por dispor da maior taxa de execução da Região Centro, com 64,6% (mais 8 pontos percentuais que a média do Centro), a que corresponde o valor global de fundos aprovados de 364,1 milhões de euros.

Ao nível do investimento empresarial, a Região de Leiria e a Região de Aveiro são as que têm um maior fundo aprovado (26% e 23%, respetivamente), representando o sistema de incentivos aprovado para as empresas o montante 207,8 milhões de euros, no âmbito do Portugal 2020.

No que respeita a “investimentos municipais”, o Programa Centro 2020 aprovou, até 30 de junho, no território da Região de Leiria, 192 candidaturas, que representam um investimento total de 140,6 milhões de euros e um fundo aprovado de 91,1 milhões.

 

Foto: DR