O Comando Territorial da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Leiria, detetou esta quinta feira, dia 15 de setembro, um derrame de nafta, para a Ribeira do Vale da Raposeira, no concelho de Leiria

 

Após uma denúncia por derrame de nafta, um componente derivado do petróleo e altamente poluente, os militares desenvolveram diligências que permitiram confirmar o derrame daquela substância na linha de água que é um afluente do Rio Lis.

Foi elaborado um auto de contraordenação por descarga de águas residuais para os recursos hídricos, punível com uma coima no valor máximo de 240 mil euros.

Em nota de imprensa, a GNR sublinha que, “consciente da importância dos recursos hídricos na qualidade de vida das populações, encontra-se fortemente empenhada no sentido de sensibilizar e zelar pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes à conservação e proteção da natureza e do ambiente”.

Os cidadãos têm à disposição em permanência a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), através da qual podem denunciar infrações ambientais ou esclarecimento dúvidas em matéria de ambiente.