Já está a decorrer a empreitada de “Manutenção do Rio Lis entre a ponte de Monte Real e a Ponte das Tercenas”, após a assinatura do respetivo auto de consignação, no passado dia 18 de novembro


A obra, com uma duração de 15 meses, concretiza o Protocolo de Colaboração celebrado em dezembro de 2019, entre a Agência Portuguesa do Ambiente, a Câmara de Leiria e a Câmara Municipal da Marinha Grande.

Recuperar e estabilizar as margens do Rio Lis entre as referidas pontes é o objetivo da obra, que terá uma extensão de 4,9km em Leiria e 6,1 no concelho marinhense. A obra vai custar 120 mil euros, comparticipados em 50% pela APA, em 22,5% pelo Município de Leiria, ficando o valor correspondente aos restantes 27,5% a cargo da Câmara da Marinha Grande.

Na cerimónia, que teve lugar no Edifício da Resinagem, foi também anunciada a empreitada de Reforço e Reabilitação dos Molhes a Sul e a Norte da Foz do Rio Lis, na Praia da Vieira, que decorre nos próximos 6 meses e que envolve um investimento de 1,5 milhões de euros.

Repartida pelas margens a jusante da Ponte das Tercenas até à Foz do Rio Lis, a intervenção visa “a proteção do litoral e das suas populações face a riscos, especialmente de erosão costeira” e é considerada “relevante para a prossecução das políticas consagradas na Estratégia Nacional para a Gestão Integrada da Zona Costeira e para a necessidade de adaptação do território às alterações climáticas”.

A obra é assegurada pela Agência Portuguesa do Ambiente, através de financiamento comunitário do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no âmbito da candidatura “Ações de Proteção do Litoral na Região Centro - Cortegaça/Vieira de Leiria”.