O livro “Comboio de lata”, editado em 2019 através de uma parceria entre o Jardim de Infância da Boavista e respetiva Associação de Pais e Encarregados de Educação, e o Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Politécnico de Leiria, foi apresentado dia 25 de fevereiro, numa sessão online dinamizada pela Biblioteca do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR)


Naquela que foi a sua 7.ª sessão de informação através das plataformas digitais, a Biblioteca do INR colocou em destaque a obra que foi escrita pelos alunos da Universidade Sénior da Marinha Grande, ilustrada pelas crianças do Jardim de Infância da Boavista, pertencente ao Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, e traduzida e adaptada para pictogramas pela Professora Doutora Célia Sousa. O design gráfico ficou a cargo de Maurício Hilgert.

Produzido no ano letivo 2018/2019, trata-se de um livro multiformato, que reúne texto aumentado, braille e imagens em relevo para crianças cegas ou com baixa visão, pictogramas para crianças com deficiência intelectual ou limitações de outra natureza. Possui também um código QR que remete para o site onde estão disponíveis as versões em audiolivro e videolivro em Língua Gestual Portuguesa para crianças surdas. O livro dá ainda acesso à música “Comboio de Lata” e a um conjunto de atividades que permitem a exploração da história.

As educadoras Cristina André e Cristina Silva, do JI da Boavista, orgulhosas pela iniciativa, agradecem “a todos quantos contribuíram para que este livro fosse uma realidade e, acreditamos que no futuro, seja ou continue a ser um contributo para a divulgação do Património da Marinha Grande, de forma lúdica e inclusiva”.