O Dojo do Judo Clube da Marinha Grande foi palco da iniciativa “Todos ao TATAMI – Judo 4All”, na manhã de 19 de abril, quarta feira, juntando 34 utentes de cinco instituições. Desenvolver competências motoras, pessoais e sociais de pessoas com deficiência através do desporto, designadamente do judo, foi o grande objetivo

 

O evento decorreu no âmbito de uma parceria da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental da Marinha Grande (APPACDM) com o Judo Clube da Marinha Grande, inserido no calendário de atividades para 2023 dos Intercentros Zona Centro.

Desde 2013, que a participação da APPACDM é regular e ativa, tendo já realizado diversas atividades dentro desta dinâmica de interação com as instituições parceiras. Após dois anos de interregno nas atividades, os encontros intercentros voltaram a acontecer e a atividade da semana passada na Marinha Grande deu início às ações deste ano.

Os encontros Intercentros visam promover a acessibilidade, potenciar o trabalho em rede e capacidade instalada, a redução de barreiras à participação, a experimentação e exploração das condições e potencialidades das práticas informais para pessoas com deficiência, podendo envolver diretamente as famílias, bem como os trabalhadores das organizações e a comunidade em geral.

“Este modelo de boas práticas constitui-se como uma ferramenta de sensibilização promotora do combate ao preconceito da incapacidade em condições de igualdade de oportunidades e de segurança, para uma plena integração e participação perante os demais cidadãos”, revelou a autarquia em nota de imprensa.

Os encontros Intercentros contam com a participação da CERCILEI e OASIS (Leiria), CEERDL (Caldas da Rainha), CERCIPENICHE e CERCINA (Nazaré), CERCICAPER (Castanheira de Pêra), APPACDM da Marinha Grande, CERCIPOM (Pombal), APPACDM de Soure, CEERIA (Alcobaça) e Santa Casa da Misericórdia de Alvorge (Ansião).

De referir que na atividade que teve lugar no Dojo do Judo Clube da Marinha Grande, além dos técnicos das várias instituições envolvidas, marcaram presença a vice-presidente da Câmara da Marinha Grande e vereadora do desporto, Ana Alves Monteiro, e a presidente da APPACDM, Ivone Henriques.