António Piteira, atleta juvenil de Patinagem de Velocidade do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, esteve a representar a Seleção Nacional no Campeonato Europeu que se realizou de 18 a 25 de julho em Estarreja

 


Neste seu primeiro Campeonato da Europa, o atleta marinhense esteve ao seu melhor nível e, depois do título de vice-campeão europeu conquistado no primeiro dia de provas de pista, António Piteira chegou ao bronze no primeiro dia de provas de estrada.

Desta vez foi na prova de 100 metros. Nas séries de qualificação o António realizou o 4.º melhor tempo pelo que na meia-final teria de partir ao lado do atleta Alejandro Cortes de Espanha (3.º nas séries) e de János Sipos da Hungria. Um lugar do pódio estava em disputa pois só o vencedor desta meia-final teria o direito de passar à final.

Piteira, superando-se a ele próprio, bateu o seu record pessoal percorrendo os 100 metros em 10,402 segundos, menos 15 centésimas de segundo que o atleta espanhol e adquiriu o direito de disputar a final onde encontrou dois italianos Riccardo Ceola e Alessandro Pusiol que, na final, conquistaram respectivamente o ouro e a prata, ficando o terceiro lugar reservado para o atleta da cidade vidreira que se bateu até à linha final, ficando a 33 centésimas de segundo da medalha de prata.

No final da competição, António Piteira afirmou: “Estou muito contente, não podia estar mais contente, no meu primeiro Campeonato Europeu eu não imaginava fazer logo duas medalhas, uma de vice-campeão com a Jéssica Rodrigues na prova de 500 metros sprint por equipas e outra de 3.º lugar. O terceiro lugar teve um sabor especial porque foi conquistado numa prova de 100 metros e neste tipo de provas Portugal ainda não tinha conquistado nenhuma medalha em campeonatos anteriores. Neste Campeonato tanto eu como o meu colega João Afonso (medalha de bronze) do escalão de seniores conseguimos provar que o nosso país também está a evoluir nas provas de velocidade”.